GUARDA CIVIL MUNICIPAL SALVADOR-BA COMEÇA A PORTAR ARMA DE FOGO
O Governo Municipal entregou 96 portes de arma de fogo à primeira turma qualificada Agentes da Guarda Municipal. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (30/1), no Palácio Tomé de Souza, e foi comandada pelo prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto e pelo comandante da Guarda, O tenente-coronel PM, Peterson Portinho.
Para receber o porte de arma os profissionais foram treinados pela Polícia Militar com apoio da Polícia Federal. Além da licença, todos eles receberam coletes à prova de balas, além de uma pistola 380 para uso em serviço. A partir de segunda-feira, eles começaram a atuar em rondas noturnas e guarnições. O curso de qualificação foi realizado no período de um mês, com carga de 320 horas.
O prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto salientou a importância da atuação da Guarda Civil Municipal na defesa das pessoas e do patrimônio público. Ele afirmou que, com a qualificação dos profissionais e o armamento, a ideia será colocar a corporação nos espaços públicos para preencher a lacuna que existe hoje na área da segurança pública em Salvador. “Queremos devolver o direito do cidadão de andar na rua”, ressaltou o prefeito
Antonio Carlos Magalhães Neto declarou ainda que, até o fim do ano, serão investidos na Guarda Civil Municipal cerca de R$50 milhões em equipamentos e cursos de qualificação para 100% do efetivo, além da reestruturação do comando da corporação.
O superintendente da Policia Federal, José Martins Lara, declarou que está muito otimista com o novo rumo da Guarda Civil Municipal de Salvador e citou que a experiência do armamento já foi testada e aprovada em outras cidades do país. Ele citou como exemplo Dourados (MS). “Nós tivemos o cuidados de realizar este curso com uma turma menor, para nos certificarmos de que todos eles estarão aptos a atuar armados. Todos são qualificados e passarão periodicamente por requalificação e psicotestes para manterem a licença concedida pela Polícia Federal”.
Hoje, a Guarda Civil Municipal realiza um trabalho de prevenção, atuando em 14 das 40 praças de grande porte existentes na cidade. Em duas delas, os guardas atuam 24 horas, a do Campo Grande (Dois de Julho) e a do Largo de Roma. A corporação conta com um efetivo de 1.296 homens, 40 viaturas e um ônibus.
Fonte: Tribuna da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário