A VERDADEIRA POLÍCIA BRASILEIRA

Minha foto
RMR, Brazil
Fernando Oliveira, Especialista em Segurança Pública, Corporativa, graduado e licenciado em geografia

segunda-feira, 6 de abril de 2015

História do Recife, Primeira estação aeronáutica do Brasil

Torre do Zeppelin

A Torre do Zeppelin localiza-se no bairro do Jiquiá, no antigo Campo do Jiquiá, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, no Brasil. Foi a primeira estação aeronáutica para dirigíveis da América do Sul, e é o único objeto do seu tipo ainda de pé no mundo. Coordenadas geográficas:  08°04'42"S 34°55'34"W
Entre 1930 e 1938 o Recife foi uma das primeiras cidades das Américas com conexão direta para a Europa, especialmente para a Alemanha. Foi na cidade a primeira parada do Zeppelin na América depois que ele saiu da Europa.
A Torre do Zeppelin é uma antiga estação de atracação dos dirigíveis Zeppelin, que fizeram suas viagens ao Recife a partir de 1930. Em 1930, o LZ 127 Graf Zeppelin fez sua primeira viagem ao Brasil, chegando à cidade do Recife, no estado de Pernambuco, em 21 de maio. O Graf Zeppelin atracava na cidade do Recife, onde os passageiros eram desembarcados e seguiam viagem para o Rio de Janeiro em aviões da empresa aérea Sindicato Condor.
Em abril de 1936, o maestro Heitor Villa-Lobos embarcou no LZ-129 Hindenburg em direção à Europa. Em 1938 as operações da linha foram encerradas. Esse hangar ainda existente é hoje a Base Aérea de Santa Cruz.
Além da Torre de Zeppelin de Recife, ainda existe outra situada no estado do Amapá, no município que leva o mesmo nome do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário