A VERDADEIRA POLÍCIA BRASILEIRA

Minha foto
RMR, Brazil
Fernando Oliveira, Especialista em Segurança Pública, Corporativa, graduado e licenciado em geografia

quarta-feira, 18 de maio de 2016

História do Recife, mais antigo mercado público do Brasil

Mercado de São José

O Mercado de São José é um dos vinte e quatro mercados públicos do Recife, capital de Pernambuco. Localizado no bairro de São José e inaugurado em 1875, é o mais antigo mercado público do Brasil e o primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país, com a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX. Foi inspirado no mercado público de Grenelle, em Paris.

História

O local onde foi montado o Mercado de São José abrigava antes o Sítio dos Coqueiros, depois chamado Largo da Ribeira do Peixe. No começo do século XIX, o governador de Pernambuco D Tomás José de Melo ordenou a construção, no largo, do Mercado da Ribeira do Peixe, um conjunto de barracos que comercializavam frutas, verduras e peixes.

Em 1871, a Câmara de Vereadores do Recife encomendou o projeto de um mercado para a Região. Louis Léger Vauthier, o autor do projeto, se inspirou no mercado de Grenelle, em Paris. A obra foi inaugurada em 7 de setembro de 1875.

O Mercado já passou por várias reformas: em 1906, com duração de dez meses, em 1941, com a substituição das venezianas por cobogós, e em 1989, após um grave incêndio que destruiu parte do mercado. A reinauguração ocorreu apenas em 1994.

O Mercado de São José foi tombado patrimônio histórico pelo IPHAN.


Estrutura

O Mercado possui os seguintes dados:
Área: 3541 metros quadrados
Frente: 48,88 metros
Fundo: 75,44 metros
Boxes: 545
Referências da Prefeitura do Recife


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário