Torre do Zeppelin
História
Entre 1930 e 1938 o Recife foi uma das primeiras cidades das Américas com conexão direta para a Europa, especialmente para a Alemanha. Foi aqui a primeira parada do Zeppelin na América depois que ele saiu da Europa.
coordenadas geográficas: 08°04'42"S 34°55'34"W, localiza-se no bairro do Jiquiá, antigo "Campo do Jiquiá", na cidade do Recife situada no Nordeste do Brasil. A Torre do Zeppelin foi a primeira estação aeronáutica para dirigíveis da América do Sul, e é a única ainda de pé no mundo
Em 26/12/1936,
a instalação de atracação no Rio de Janeiro foi inaugurada, na qual
além de contar com uma torre de atracação, trazida da Alemanha, nela foi
erigido um gigantesco hangar,
iniciando assim nesse período uma linha regular de transportes aéreos
que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e a cidade de Frankfurt, na Alemanha, com escala no Recife. Em abril de 1936, o maestro Villa-Lobos, embarcou no LZ-129 Hindenburg em direção à Europa. Em 1936 as operações da linha foram encerradas. Esse hangar ainda existente é hoje a Base Aérea de Base aérea de santa cruz.
Dois dirigíveis vieram ao Recife neste período, o LZ-127Graf Zeppelin, realizou exatamente 252 viagens como destino ou saída.
O outro dirigível que também visitou o Recife foi LZ-129 (Hindenburg), que era maior mas realizou menos viagens.
Nos anos 1980, a Torre do Zeppelin passou por restauração.
A estrutura metálica
A Torre projetada em 1930 com uma altura de 16,5 metros e mais de três toneladas foi substituída em 1936 por uma mais alta três metros (19,5 metros). A nova estrutura metálica é reforçada para receber o LZ-129 (Hindenburg) que pesava mais de duzentas toneladas.
Situação atual A torre, em 2013, foi restaurada pelo artista plástico e restaurador Jobson Figueiredo, juntamente com os Paióis da Segunda Guerra que se encontram no Parque Jiquiá. Esta restauração retornou à torre suas características originais.
Atualmente é a única torre de atracação de dirigíveis Zeppelin no mundo, preservada em sua estrutura original.
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