De acordo com o padrão anterior, estabelecido em 1990, as placas eram formadas por três letras e quatro numerais, da seguinte forma: BOL-2022. De acordo com a padrão atual a nova placa de identificação veicular possui quatro letras e três numerais, e já é vista em todas as cidades brasileiras, desde 2018. Trata-se da substituição do segundo digito numérico por uma letra correspondente conforme tabela de conversão logo abaixo, por exemplo: O algarismo "0" é substituído pela letra "A". Ela passou a trazer uma nova combinação de 4 letras e 3 números, seguindo o formato AAA1A11, a inserção de uma quarta letra foi inserida para ampliar as possibilidades de combinação das letras da placa Mercosul.
Cada unidades federativas possui as três primeiras letras nas placas de identificação veicular, bem. O Brasil adotou o modelo europeu de placa de identificação veicular, introduzido pelo Mercosul e que já se encontra em circulação em alguns Países como, a Argentina, o Paraguai, Uruguai, e agora o Brasil.
Enquanto os dois padrões estão em uso. Há uma tabela de conversão da placa Mercosul em que o número substituído corresponde sempre à mesma letra, conforme tabela abaixo:
Placa de identificação veicular Mercosul, é só substituir o antigo número correspondente do padrão anterior. Conforme houver necessidades, novas letras poderão ser usadas, aí sim, ampliando as possibilidades de combinação. Isso ocorre porque há 23 letras no alfabeto, enquanto os números (do 0 ao 9) são apenas dez.
A sequência das três primeiras letras da placa indicam o estado de origem do veículo. É possível descobrir qual o significado das letras da placa Mercosul, ou seja, em qual estado o carro foi inicialmente registrado, por meio de uma consulta na tabela acima (algumas sequências alfabéticas ainda não foram definidas e serão futuramente atribuídas aos estados que primeiro necessitarem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário